quarta-feira, 11 de março de 2009

Clênio Souza(Criar em Silêncio)

Clênio Souza nasceu em Urubici, SC, em 1958. Sua família mudou-se para Lages no início dos anos 60. De origem humilde, começou a desenhar aos sete anos de idade ­ ao acompanhar seu pai ao trabalho, uma madeireira, ganhou alguns pedaços de carvão. Foi o suficiente para que o mundo das cores e das formas ganhasse vida através de sua imaginação.

Pintor autodidata, encontrou no surrealismo a forma possível de mostrar as suas dúvidas. Seus quadros já foram expostos em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, em cerca de 100 exposições individuais e coletivas. Um de seus maiores incentivadores foi Martinho de Haro.

Em 1981 ganhou o prêmio-aquisição do Jovem Arte Sul-América (participaram artistas de SC, PR e RS). A consagração e o reconhecimento estadual do talento de Clênio Souza aconteceu quando, em 1982, ganhou o grande prêmio "Reinterpretação da Primeira Missa do Brasil", promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Museu de Artes de Santa Catarina (Masc). Também foi escolhido como o artista-revelação da geração de 80 pela Associação Catarinense de Artistas Plásticos (ACAP). Com a exposição "Da cor ao concreto", inaugura uma nova faceta artística, a de escultor. (RAF)





--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário